My Weblog: istanbul elektrikci kutahya web tasarim umraniye elektrikci uskudarda elektrikci umraniyede elektrikci kentsel donusum Acil elektrikci kadikoy elektrikci kagithane elektrikci beylikduzu elektrikci seyrantepe elektrikci alibeykoy elektrikci uskudar elektrikci umraniye elektrikci istanbul su tesisat tamiri sisli kombi tamiri sisli cilingirci

Paralamas na Bahia

Foto do show de Vitória da Conquista em 2008


O começo de 2017 proporcionou um périplo dos Paralamas do Sucesso pelo interior e litoral da Bahia. A rigor, a visita já começou em janeiro, no dia 31, com o show na Festa da Purificação, em Santo Amaro da Purificação. Continuará no dia 11, com show em Lauro de Freitas (no Armazém Hall). Mais uma passagem pela região, como tantas que a banda já fez em momentos recentes de sua história. Confira!

 

Os Paralamas do Sucesso têm uma relação íntima com a Bahia. Poderíamos começar por Salvador, de tantos shows importantes nesses 35 anos – além do mais, Brasil Afora foi gravado no estúdio Ilha dos Sapos, de Carlinhos Brown, no bairro do Candeal. Mas deixemos a capital da Boa Terra para outra oportunidade. Agora, a hora é de citarmos algumas passagens paralâmicas pelo interior e litoral do estado.

E elas acontecem há muito tempo. Dá para falarmos de uma ou outra passagem, ocorridas nos anos 1980 e 1990. E até de um programa marcante de televisão gravado no interior baiano: em dezembro de 1999, ainda divulgando o Acústico para a MTV brasileira, Herbert, Bi, Barone (e o então percussionista Eduardo Lyra) gravaram um programa da própria emissora, o Luau MTV, exibido no início de 2000, com a apresentação de Sabrina Parlatore. Onde foi a gravação? Na Bahia – mais precisamente, em Lauro de Freitas…

 

 

O tempo passou, muita coisa aconteceu, os Paralamas voltaram às turnês… e o interior da Bahia passou a ser um local periódico de aparições. Principalmente em festivais – como há quase dez anos, em 18 de agosto de 2007, quando a banda foi uma das atrações do primeiro Festival de Inverno de Vitória da Conquista, ainda divulgando o disco Hoje (embaixo, você pode ver um vídeo daquele show, gravado por um fã, com “O calibre”).

 

 

Não demorou muito para os Paralamas percorrerem a Bahia por dentro. Já em 29 de março de 2008, eles estavam de volta, em mais um evento. Dentro da Festa de São Pedro, projeto com vários eventos culturais por todo o estado, os Paralamas tocaram na cidade de Tapiramutá. Aí embaixo, você pode ver um vídeo gravado por um fã, de cima do palco, com “La Bella Luna”:

 


A partir daí, demorou um pouco mais para o retorno a outros municípios baianos. Mas ele afinal aconteceu. Foi em Ilhéus, em 28 de outubro de 2012, na casa de shows Boca du Mar, numa apresentação da turnê de Brasil Afora (embaixo, um vídeo de “Meu erro”, tirado dessa performance):

 

 

Desde então, não se passa pelo menos um ano sem que os Paralamas voltem a pelo menos uma cidade baiana. Foi assim em 8 de setembro de 2013, quando a turnê de celebração dos 30 anos passou por Paulo Afonso, no festival Copa Vela. Em 2014, houve o retorno dos Paralamas ao Festival de Inverno de Vitória da Conquista, em 31 de agosto – embaixo, a íntegra da apresentação, exibida pelo canal Multishow:

 

 

Depois, foi a vez de Arembepe, no dia 21 de março de 2015. Finalmente, ano passado, Ilhéus voltou a receber os Paralamas, também em março, no dia 26, para encerrar a primeira noite do Aleluia Ilhéus Festival. Neste 2017, começou com Santo Amaro da Purificação, continuará em Teixeira de Freitas e vai parar em Lauro de Freitas (nesta última cidade, o show será junto do Movimento Musical Alavontê, banda de Durval Lelys).

 

Sorriam, porque os Paralamas estão na Bahia. Afinal, sempre é bom sentir as vibrações da Boa Terra.


Ingressos para o show de Lauro de Freitas, dia 11 –  http://bit.ly/pds_laurodefreitas 

tags