My Weblog: kutahya web tasarim umraniye elektrikci uskudar elektrikci umraniye elektrikci istanbul elektrikci satis egitimi cekmekoy elektrikci uskudar kornis montaj umraniye kornis montaj atasehir elektrikci beykoz elektrikci

Os Paralamas no acervo do Circo Voador

A história dos Paralamas pode ser contada de diversas formas. Uma delas é através dos lugares, dos espaços físicos – dos palcos! – pelos quais a banda passou nesses mais de 30 anos. Por exemplo: o que seria dos Paralamas sem o Circo Voador? Herbert, Bi e Barone já disseram, várias e várias vezes, que os Paralamas foram longe demais porque… tudo que eles queriam era tocar no Circo. E só.

Dá pra se perguntar também: e o que seria do Circo sem os Paralamas? Bom, muitas noites daquela casa se tornaram inesquecíveis na memória de milhares de pessoas porque três caras subiram naquele palco e deram o melhor de si – e fizeram isso quando tinham 20, 30, 40 anos de idade e seguem fazendo agora, respeitáveis cinquentões.

Em 2015, esta história ganhou mais um capítulo com a criação do acervo do Circo Voador, disponível para consulta presencial (através de agendamento) e cujo catálogo pode ser baixado no site da casa. Dentre as mais de oito mil horas de vídeos e inúmeras fotos, filipetas, cartazes, ingressos e textos, estão registrados diversas passagens paralâmicas por lá.

Amanda Braga, uma das organizadoras do acervo, selecionou três grandes momentos dos Paralamas no Circo, cada um acompanhado de uma foto. Confira:

1. Paralamas punks

No dia 26 de março de 1983 acontecia no Circo Voador o “I Festival Punk Rio – São Paulo”. No dia desta foto, os Paralamas tocaram com importantes bandas punks do cenário carioca e paulista. Os Paralamas foram convidados para abrir a noite punk pela banda Coquetel Molotov, que foi muito importante da cena punk carioca. Na época, o Coquetel tinham poucos recursos e os Paralamas sempre os ajudavam cedendo seus equipamentos para ensaiarem e tocarem.

2. S.O.S Circo Voador

No dia 12 de agosto de 1997, quase um ano após o fechamento do Circo pelo então prefeito César Maia, acontecia o show d’Os Paralamas do Sucesso na quadra do Salgueiro. O evento, intulado “S.O.S Circo Voador – Paralamas do Sucesso” chamou a atenção pública em prol da reabertura do Circo Voador. Foi um momento importante para o Circo.

3. O reencontro

21 e 22 de novembro de 2014 , dois dias de Circo lotado em comemoração aos 30 anos d’Os Paralamas do Sucesso. Foram noites históricas para o Circo e para quem esteve presente. A banda apresentou os maiores sucessos e durante o show João Barone relembrou a primeira vez que tocaram na Lona Voadora.

***

Mais informações: acervo@circovoador.com.br ou circovoador.com.br

Crédito da foto 30 anos: Ana Schlimovich