Os Paralamas de volta ao vinil | Os Paralamas do Sucesso
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Os Paralamas de volta ao vinil

Começou no ano passado, com o lançamento especial de “Sinais do sim”. Continuou em 2018, com a versão de “9 Luas” em LP. Está clara e reativada a relação entre os Paralamas do Sucesso e o vinil. Então, é mais do que apropriado um texto para descrever como eram os lançamentos da banda nos conhecidos “bolachões”, entre 1983 e 1995, quando a produção foi descontinuada (até agora…) Confira!

No começo, foi um compacto simples. A discografia dos Paralamas do Sucesso começou com um pequeno vinil, que tinha duas canções – uma de cada lado -, servindo como uma “entrada” rumo ao LP completo. Em março de 1983, Herbert, Bi e Barone entraram nos estúdios da EMI-Odeon para gravarem as duas faixas (como, de resto, todo o disco). Quais eram? Quase todos as conhecem: “Vital e sua moto” e “Patrulha Noturna”.

Quando o compacto com elas foi lançado em abril de 1983, vieram para a imprensa junto de um texto de apresentação. Nele, Luiz Antônio Mello, coordenador da Rádio Fluminense FM (que, afinal, dera o espaço sonhado para os Paralamas), descrevia o curto caminho dos três até ali: “O grupo ‘Os Paralamas do Sucesso’ é um dos cumes da nova geração do rock brasileiro. Formado por Herbert Vianna (22 anos – vocal e guitarra), Bi Ribeiro (23 anos – baixo) e João Barone (20 anos – bateria), o grupo vem desenvolvendo um trabalho que tem como características básicas uma bem-humorada preocupação com os problemas sociais/existenciais da juventude brasileira. (…) Os Paralamas do Sucesso chegaram ao grande público através de uma fita quase artesanal que foi levada à Rádio Fluminense FM (…)”.

Descrito o caminho, Luiz Antônio Mello comentou sobre as músicas: “A EMI-Odeon se interessou pelo trabalho e convidou o grupo para gravar este compacto que está saindo agora. Os Paralamas regravaram ‘Vital e sua moto’ e ‘Patrulha noturna’ – ambas de Herbert Vianna – que estão tendo grande repercussão. ‘Vital e sua moto’ satiriza o drama do chamado garotão cuja vida não faz sentido se ele andar a pé. Já ‘Patrulha Noturna’ aborda uma outra pedra que frequenta os sapatos deste mesmo garotão: ‘Qual é, seu guarda/Que papo careta/Só estou tirando chinfra com a minha lambreta’”.

A partir de então, quem começasse a acompanhar os Paralamas se acostumaria a várias coisas. Por exemplo, ouvir os LPs com o rótulo ainda colorido da EMI-Odeon – só a partir de Selvagem? é que os trabalhos dos Paralamas viriam com selos personalizados. Ou então, se acostumar a ler vários nomes na ficha técnica. Como o do designer Ricardo Leite, autor de todas as capas dos discos de estúdio dos Paralamas nos anos 1980. Ou de gente que trabalhava nos estúdios da EMI e era responsável pelos vários processos do estúdio até o vinil. Exemplos eram os técnicos de mixagem nas gravações, como Guilherme Reis, Renato Luiz ou Franklin Garrido. Ou Osmar Furtado, responsável pelo “corte” dos LPs na EMI-Odeon. (Parêntese: “corte” era o processo de reduzir – “cortar” – as frequências do áudio gravado, para que elas coubessem nos sulcos do acetato. Caso contrário, a agulha do toca-discos poderia pular do vinil, ao se passar por uma frequência mais alta.)

Com O Passo do Lui sendo lançado em outubro de 1984, ainda vieram mais dois compactos simples. Um deles, lançado pouco antes do LP – com “Óculos”, a primeira música a ter ido para as rádios. E ela veio em dose dupla no compacto. No lado A, a versão conhecida; no B, apenas a base instrumental, para servir de “karaokê” a quem quisesse se arriscar (outro hábito daquela época: para citar outro compacto lançado então, “O último romântico”, de Lulu Santos, também tinha a versão original no lado A e a versão “karaokê”, no B). No segundo compacto originário de O Passo do Lui – já em 1985, com o LP nas lojas -, os Paralamas ainda reabilitaram uma canção de Cinema Mudo: “Foi o mordomo”, que vinha no lado B. O lado A tinha a segunda música do disco a ser divulgada: uma certa “Meu erro”.

Foi o ponto final de lançamento público dos compactos simples. A partir de Selvagem?, somente o álbum completo ficaria à venda, enquanto os compactos somente seriam distribuídos a jornalistas e radialistas. Outra novidade que ficou à margem dos fãs foram as canções adicionais. Pela limitação de tempo nos lados de cada LP (só cabiam cerca de 20 minutos de música), algumas canções gravadas eram descartadas do vinil, indo para os formatos em fita K-7. Foi o que aconteceu com “Teerã Dub”, mais uma versão dub de uma música de Selvagem?. Seria o que aconteceria com a versão em estúdio de “Será que vai chover?”, mais uma que ficou restrita ao K-7, em D, no ano seguinte, 1987.

A restrição aos compactos simples também impediu que mais fãs conhecessem certas pepitas contidas neles. Como a versão remix de “Óculos”, reabilitada no lado B do compacto para divulgar “Uns dias”, das primeiras canções de Bora Bora que se tornaram conhecidas – compacto restrito apenas para presentes aos ouvintes da Alternativa FM, rádio carioca. Na versão final de Bora Bora, também ficou de fora “The Can”, a segunda improvisação feita pelo toaster (uma espécie de “rapper” do reggae) Peter Metro sobre a base instrumental dos Paralamas – a primeira letra, “Don’t give me that”, está no LP.

Com uma pausa para o luxuoso lançamento de Arquivo, a primeira coletânea paralâmica, em 1990 (pela primeira vez, um LP da banda saía com capa dupla), Os Grãos e Severino também sofreram com essas perdas forçadas pela limitação do vinil: o primeiro saiu sem “Trinta anos”, e o segundo, sem as versões em espanhol de “Go back”, dos Titãs, e “Quase um segundo”. Se servisse de consolo, Severino foi enviado à imprensa com um encarte adicional, contendo várias obras do artista plástico Arthur Bispo do Rosário (1909/1911-1989), cujo trabalho inspirou a arte gráfica de Severino.

Todas essas ausências musicais foram resolvidas em 1997: afinal, as canções faltantes nos LPs estavam nas versões remasterizadas para CDs, lançadas na caixa/lata Pólvora, em 1997. Aliás, o próprio conceito de “remasterização” tem a ver com o vinil: a fita master das gravações para aquele formato tinha não só frequências típicas dos LPs, mas também podia ter falhas, instrumentos não audíveis ou prejudicados pelo “corte” para o vinil. Pois bem, a remasterização para CD servia exatamente para isso: aumentar a qualidade sonora – embora alguns admiradores do vinil coloquem em dúvida sua real eficácia, dizendo que apenas se aumenta o volume da fita já existente, não a qualidade.

Finalmente, Vamo Batê Lata – Paralamas ao vivo fora o último trabalho da banda para vinil, em 1995, quando o CD já tomava conta dos aparelhos dos ouvintes, portáteis ou não. Porém, 23 anos depois, a multiplicidade de formatos aumentou. Tanto nos arquivos digitais, disponíveis em várias plataformas, quanto nos vinis que voltam a ser produzidos. Até para preencher essa demanda, as versões especiais de Sinais do Sim e de 9 Luas.

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