My Weblog: istanbul elektrikci paykasa satin al umraniye elektrikci uskudarda elektrikci umraniyede elektrikci film indir kadikoy elektrikci kagithane elektrikci beylikduzu elektrikci seyrantepe elektrikci alibeykoy elektrikci uskudar elektrikci umraniye elektrikci istanbul su tesisat tamiri sisli kombi tamiri sisli cilingirci

SELVAGEM \\ 1986

SOBRE O ÁLBUM

A longa turnê de “O passo do Lui” revelou um novo país e uma série de novas possibilidades para Os Paralamas do Sucesso. Depois de tantos hits inspirados no rock inglês, aumentava o interesse em se criar uma linguagem brasileira para o genêro. Os ritmos africanos e caribenhos invadiam a Europa sob o rótulo de “world music” e aquilo já parecia muito mais interessante do que as fórmulas desgastadas da new wave. E quando todos pensavam que as bandas daqui já tinham explicado o que era o rock ao brasileiro, Os Paralamas resolveram confundir tudo.

De cara, o riff da introdução de Alagados anunciava algo novo. Os timbres de guitarra estavam mudando e o baixo estava ainda mais presente. Era uma ousadia sonora, visto que as referências do reggae e do dub jamaicano ainda passavam muito distantes dos padrões das rádios brasileiras. Os temas pessoais de “O passo do Lui” davam espaço para um olhar mais amplo nas letras de Herbert. Na mesma Alagados, a ponte terceiro-mundista com a Jamaica era traçada pelas semelhanças das favelas de lá, do Rio de Janeiro e de Salvador. O recado era que talvez o Brasil tivesse muito mais de Kingston do que de Londres.

O país vivia a euforia do Plano Cruzado e mais uma das muitas ilusões econômicas que marcaram a nossa década de 80. Com o tabelamento de preços, estava mais fácil comprar LPs. Somando esse quadro com a mais nova safra de hits do trio, o resultado foi outro boom de vendas, a maior da carreira do grupo até ali. O terceiro álbum bem sucedido comercialmente, a consistência na guinada musical proposta e o endosso dos nomes da MPB – Gilberto Gil virara parceiro em A Novidade – garantiam o lugar de grandes nomes da música brasileira aos Paralamas. Para muitos, “Selvagem?” é uma das obras-primas do rock brasileiro.